Conectar-se

Esqueci minha senha

Últimos assuntos
» A MINHA INCERTEZA
Seg Jan 27, 2014 1:44 pm por JPereira

» NOVO FORUM / NOVO SITE
Sab Nov 03, 2012 5:35 pm por Coach

» Mulheres que dão Luta em Boxe e Kickboxing
Sex Nov 02, 2012 5:14 pm por isabelmaria

» O que o jovem deve comer para ficar com um corpo capaz de aguentar
Sab Abr 28, 2012 12:19 pm por rODRI8

» Aumento peso
Sab Abr 28, 2012 12:16 pm por rODRI8

» Ginásios na Área Lisboa/Carnaxide
Ter Abr 10, 2012 5:18 am por Vash

» Duvida sobre kimono shizen !
Seg Jan 23, 2012 6:32 am por rafael_lutador

» TWINS SPECIAL BG-N 14OZ VS PUNCHTOWN BXR PRO BOXING 14OZ
Qua Out 26, 2011 3:27 am por Rick

» F.C.Outurela-AnRam Team * Boxe de Competição e Manutenção *
Qui Set 29, 2011 12:10 pm por Coach

Buscar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Busca avançada


Aumento da Potência no Golpe

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Aumento da Potência no Golpe

Mensagem  sado_k1_fan em Ter Dez 01, 2009 3:56 am

Aumento da Potência no Golpe

O boxe emprega um sistema de pontuação única. Um grupo de juizes pontua cada luta round por round. Se uma luta dura todos os rounds, os juizes determinam o resultado. Ao final da luta a pontuação de cada juiz é somada para descobrir o vencedor.

O critério usado para pontuar um combate de boxe inclui:

¨ Eficiência dos golpes
¨ Domínio do ringue
¨ Agressividade efetiva
¨ Defesa

Eficiência do golpe é o mais importante.

Domínio de ringue é quando o atleta coloca o seu adversário onde quer utilizando para o efeito uma movimentação superior.

Agressividade efetiva envolve lançar golpes enquanto se procura a luta. Se você procura a luta sem lançar golpes claros e certeiros a agressão não é efetiva.

Defesa envolve evitar golpes lançados na sua direção.

O PROBLEMA

O sistema de pontuação do boxe é claramente de má qualidade. Muitos juizes não são treinados em relação ao desporto. Outros são subjectivos na sua pontuação, frequentemente pontuando rounds para o “favorito da multidão”. As pessoas directamente envolvidas no boxe, tanto o espectador, técnico ou atleta, podem provar a realidade as más decisões.

Talvez você tenha assistido ao combate Roy Jones Jr. na Olimpíada de Seul na Coréia em 1988. Jones enfrentou o coreano Si-Hun Park pela medalha de ouro. Apesar da performance dominante Roy Jones perdeu a medalha de ouro por 3-2 para o espanto de quem assistiu a luta. Uma investigação subsequente na pontuação levaram alguns juizes a admitir que foram subornados pelos oficiais coreanos a pontuar contra Jones. A derrota de Roy foi categorizada por muitos como um dos maiores erros chocantes na história dos jogos olímpicos.

Infelizmente más decisões não estão limitadas aos jogos olímpicos. O boxe está infestado pela corrupção frequentemente na forma de decisões erradas dos juizes. Muitos atletas novos perdem sua fé no sistema quando vitimizados pela pontuação. Até Roy Jones Jr. quis se aposentar após a corrupção em Seul. Uma pontuação incompetente quase custou ao desporto um dos maiores pugilistas de todos os tempos.

A SOLUÇÃO

Como um lutador faz para evitar uma inevitável corrupção de muitos juizes? Qual a solução para esse problema continuo?

O melhor caminho para prever decisões erradas é assumir o papel de juiz, jurado e carrasco...

Um nocaute apaga todo o sistema de pontuação e garante a vitória. Nenhum juiz pode tirar a decisão de você, você sozinho determina o resultado da sua luta.

Golpear com potencia é um tópico popular entre os aspirantes a lutador. Infelizmente muitos atletas falham em aumentar sua potencia de golpe. Eles sucumbem a teoria que “pegadores nascem pegadores” ou falham em treinar com um sistema que produz resultados.

É possível aumentar a potencia do golpe?

SIM!

Claramente alguns atletas nascem com pegada, mas todos os atletas possuem a habilidade de fazerem melhorias consideráveis. Você não esta limitado a sua habilidade natural.

As características que estão empregadas a um golpe potente são:

¨ Técnica
¨ Equilíbrio
¨ Tempo de reacção
¨ Alcance do golpe
¨ Precisão
¨ Relaxamento
¨ Velocidade
¨ Força

Técnica, equilíbrio, tempo de reacção, alcance do golpe, precisão e relaxamento são atributos que o atleta deve desenvolver fora da academia de musculação. Sem essas habilidades um atleta nunca vai conseguir aumentar sua potencia de golpe. Muitos atletas jovens enfatizam demais o treino com pesos procurando desenvolver potencia. Esses atletas cometem o erro de confundir treino de força com treino de técnica. Muitos dos grandes “pegadores” de todos os tempos nunca treinaram com pesos. A sua potencia provinha da execução própria das técnicas.

Os componentes primários de treino para aumentar a potência explosiva e velocidade são:

¨ Treino de força
¨ Pliometria
¨ Treino complexo
¨ Exercícios de velocidade das mãos
¨ Treino do torso

Para melhorar a potencia do golpe devemos entender a definição de potencia. Potência é definida com a equação seguinte:

POTÊNCIA = FORÇA x VELOCIDADE

Potência envolve uma combinação de velocidade e força. Para se ter um golpe potente e efetivo você deve maximizar a força no menor período possível de tempo.

Um programa de aumento de potência no golpe é complexo e há como colocá-lo em palavras, uma vez que cada pessoa é diferente e reage diferentemente de outras. Se você quer se submeter a tal tipo de treinamento efetivo de aumento de potência nos golpes, peça a ajuda ao seu treinador para tal, pois é um treino intrínseco que envolve tanto a parte técnica como mencionado anteriormente como exercícios específicos com peso, peso do corpo, bola medicinal, diferentes intensidades de execução de exercícios, isometria entre outros.

Ross Enamait
avatar
sado_k1_fan

Mensagens : 26
Data de inscrição : 25/11/2009
Localização : Setúbal

http://kickbjitsu.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum